DINAS debate estratégias para melhorar disponibilidade de produtos no mercado

Com o objectivo de partilhar com os diferentes intervenientes do sector agrário e silvicultura as linhas de orientação sectorial (PEDSA/PNISA/PODA/POPA) o estágio actual, bem como o redimensionamento dos mecanismos para a implementação de programas e projectos de desenvolvimento de cadeias de valor de culturas prioritárias e desenvolvimento da cadeia de plantações florestais. A Direcção Nacional de Agricultura e Silvicultura (DINAS), realiza de 27 à 29 de Junho na província de Gaza, município de Chókwé a III Reunião Técnica com vista a reflectir sobre o aumento da produção e produtividade dos produtos agrícolas estratégicos, entre vários assuntos preponderantes para o desenvolvimento do sector agrário.
Durante a sua intervenção o Director da Direcção Nacional de Agricultura e Silvicultura (DINAS), Mahomed Valá disse que, o país esta paulatinamente a trilhar caminhos para recuperação da actividade economia depois de choque e abrandamentos momentâneos que sofreu, constitui evidência desta afirmação a melhoria da disponibilidade de produtos de origem agrária especificamente nos principais mercados do país, redução de preço e uma tendência gradual de aumento de produtos de exportação.
Segundo Valá, o país esta fazer exportação de alguns produtos agrícolas como bananas, macadâmia, papaias sinal que o país esta desenvolver. Como forma de mostrar o nosso cometimento na causa do sector agrário principal base da economia em 2016 foi elaborado o plano operativo de produção de alimentos, cujo processos foram liderado pelos governos provinciais no qual requer um esforço para o aumento da produção e produtividade do sector agrário.
Vai merecer atenção nesta reunião a situação das estatísticas agrária cuja relevância é indiscutível para a tomada de decisão sobre a vida de qualquer nação onde a reflexão deve envolver dados realísticos, actuais e oportunos.

Artigos relacionados